segunda-feira, 18 de junho de 2012

Laços de família

Minha irmã Regina Lúcia está na Itália com o marido e os dois foram até a província de Mugnano del Cardilane, perto de Nápoles, para ver a casa onde meu avô Paschoal Poppa, pai de minha mãe, Edméa, nasceu.

Aproveitaram para passar na prefeitura local para tirar cópia da certidão de nascimento dele (12 de abril de 1904) e procurar pelos parentes desconhecidos e distantes.

Meu avô chegou com seus pais, Antonio e Maria Ingrazia, ao Porto de Santos, em 1914, fugindo do início da Primeira Guerra Mundial. A família foi viver em São Paulo, onde o meu nôno foi sapateiro, tocava violino e criou os filhos. Meu avô Paschoal realizou o maior sonho de sua vida na década de 1960. Tornou-se cidadão brasileiro. Ele já que era corintiano de alma e coração.

Regina Lúcia prometeu enviar fotos da casa, da prefeitura, da cidade e dos parentes que encontrar por lá.

Hoje pela manhã, via sucessivos torpedos, mostrou-se muito emocionada pelo encontro com o seu (nosso) passado.

A família é o melhor remédio para a cura de qualquer doença.

4 comentários:

  1. É verdade, Scarpa. O amor genuíno, de família de sangue ou escolhida, é um santo remédio pra tudo. Vou aguardar a foto da casa.
    Um beijo,
    Luiza Modesto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo por você!!!!
      Te deixo um textinho do Divaldo Pereira Franco / Joanna de Ângelis / Livro: Episódios Diários

      Qualquer equipamento de uso sofre os efeitos do tempo, o desgaste dos serviços, os desajustamentos, caminhando para a superação, o abandono... O que hoje é de relevante importância, amanhã encontra-se ultrapassado, e assim, sucessivamente. O corpo humano, da mesma forma, não pode permanecer indene às injunções naturais da sua aplicação e das finalidades a que se destina. Elaborado pelos atos pretéritos, é resistente ou frágil, conforme o material com que foi constituído em razão dos valores pertinentes a cada ser. Muito justo, portanto, que enferme, se estropie, se desgaste e morra. Transitório, em razão da própria função, é, todavia, abençoado instrumento do progresso para o Espírito na sua marcha ascensional. Chamado à reflexão, por esta ou aquela enfermidade, mantém-te sereno. Vitimado por uma ou outra mutilação, aprofunda o exame dos teus valores íntimos e busca retirar da experiência as vantagens indispensáveis. Surpreendido pelos distúrbios da roupagem física ou da tecelagem no sistema eletrônico do psiquismo, tenta controlá-los e, mesmo lutando pela recuperação, mantém-te confiante. Não te deixes sucumbir sob as injunções das doenças.

      Força!!!
      Um abraço forte!!!
      Ana Paula Carlini

      Excluir
    2. luiza, chegando a foto, publico no blog. Eu também estou curioso e emocionado com o "achado" da Regina Lúcia. Afinal, somos e seremos uma família unida. Hoje, somos quatro irmãos, seis sobrinhos e um sobrinho-neto. Um "familião". Beijos

      Excluir
  2. Ana Paula, obrigado pelas palavras, incetivo e força. "Não te deixes sucumbir sob as injunções das doenças", prometo, será o meu lema. Um abraço forte e agradecido do Scarpa

    ResponderExcluir