terça-feira, 5 de junho de 2012

Diagnóstico certeiro



O primeiro diagnóstico chegou após uma videolaringoscopia, a primeira após um ano de tosse, rouquidão e perda progressiva da potência da voz. Tive até de abandonar, por minha iniciativa, a Rádio JC/CBN Recife onde tinha, diariamente, às 16h45, alguns minutos ao vivo com o radialista Aldo Vilela para comentar, quase sempre, a política pernambucana e nacional, o que me dava enorme prazer e para o qual passava o dia me preparando.

A parceria com Aldo Vilela não tinha roteiro, nem texto. Eram improvisos diários, espontâneos e bem críticos. Há 25 anos não consultava um médico para exames e ainda me gabava que nunca ficava doente. Que idiota. "É um tumor na corda vocal, não dá para saber se maligno ou benigno, mas tem todas as características de maligno", revelou o otorrinolaringolista Luiz Antonio Barbosa da Silva.

O que faço agora?, indaguei. "Procure um cirurgião de cabeça e tórax", aconselhou. Os primeiros quatro dias foram terríveis, inesquecíveis. "Puxaram meu tapete, preciso de mais cinco anos para ler, reler, escrever e ouvir música, meu Deus", lamentava em silêncio, tentando uma negociação com Ele. Era, afinal, a maior vítima do mundo enquanto as pessoas ao meu redor exibiam uma invejável saúde. Morria de mêdo de morrer.

16 comentários:

  1. Câncer é aquele tipo de doença que achamos que nunca vai atingir a gente ou alguém da nossa família... até que num determinado dia o diagnóstico chega e vira a nossa vida de cabeça pra baixo.

    Entendo cada linha escrita neste blog como se fosse eu. Não, eu não tenho câncer, mas convivo com a doença na pessoa que eu mais amo neste mundo, que é a minha mãe, há dois anos.

    E, infelizmente, não há muito o que fazer. O negócio é ter fé e acreditar porque 50% da eficácia do tratamento é resultado da vontade de querer viver.

    Minha mãe tem 63 anos e o caso dela é muito grave, mas tem uma esperança e uma vontade de viver que inveja qualquer menininha de 20 anos. Claro, que muita coisa ela não pode mais fazer, mas acredite, o que ela pode, ela faz.

    Por isso, Scarpa, por mais clichê que seja ouvir isso, acredite: tenha esperança e vontade de viver... os efeitos da radioterapia são bem menos agressivos que a quimio... e chegando neste mundo você vai ver e conhecer histórias que te farão refletir um pouco mais sobre tudo.

    Boa sorte no tratamento.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conceição, estamos juntos. A esperança é a mesma, a vontade de viver, também. Não imagino, porém, o quanto é a sua dor, mas saiba que a senhora sua mãe sabe, sente e se nutre de sua força, de sua vontade, de sua disposição. Acreditar não é ato unilateral, mas conjunto. Como mãos que se juntam em oração ou se apertam para mostrar solidariedade, amor e amizade.
      Estamos juntos, não se esqueça, por favor.
      Abração do
      Scarpa

      Excluir
  2. Scarpa, paralelamente ao tratamento da medicina convencional, podes fazer também um espiritual. Conheci um lugar muito serio, para o qual tenho levado a minha irmã que tem câncer na coluna cervical. A Sala de Arte Mediúnica Leonardo da Vinci, em Campo Grande, funciona como um hospital espirita, com tratamento não-invasivo. A minha irmã estava totalmente desenganada pela medicina convencional mas já apresenta melhora impressionante. O seu câncer, como esta no começo, terá um tratamento mais eficaz. Mesmo se você nao acreditar em espiritismo, deve se apegar a todas as formas de ajuda, pTela fé. Abraço e conte comigo. Marcus Andrey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Mandra, pai de Aurora, você me enche de esperança e força. Procurarei, sim, o endereço e irei para agradecer. Soube que doutor Bezerra de Menezes estava ao meu lado no dia da biópsia. Meu irmão, Luiz Clóvis, que me acompanhou ao Real Hospital Português, me contou a ajuda espiritual que eu tive e, saiba, não foi pouca, meu amigo.
      A força dos amigos valem muito. Ainda mais para quem está paciente.
      Beijos saudosos
      do Scarpa

      Excluir
  3. Amigo querido, fácil não é e nem adianta dizer/pensar diferente. Mas vc nunca foi uma pessoa que se acostuma com o fácil. Vc é um guerreiro, uma pessoa do bem e cheia de energias maravilhosas. Por isso, é sim um obstáculo, talvez o que tenha o nome mais feio, mas não será ele, este câncer, que vai tirar de vc o brilho e a alegria de viver. E vc sabe que além dos remédios, do tratamento, dos médicos, das recomendações e tudo mais vc tem o que existe de mais importante para ficar bem, sempre bem: o amor e o carinho verdadeiro. Então, vamos em frente, um passo de cada vez, sem miminizar ou maximizar nada. Vamos viver a vida, e tirar o câncer do presente e deixá-lo no passado, como uma lição, um ensinamento, uma lembrança. Bj no coração.

    Monica Crisostomo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem amigos, não morre pagão. Ouvi isso a minha vida toda e confirmo agora e mais uma vez a sabedoria da frase popular. Suas palavras fazem bem demais para o coração, para a alma e para dias futuros. Com sua amizade, querida Mônica, não há perigo que me amedronte! Beijão bem doce do Scarpa

      Excluir
  4. Grande Scarpa,

    Torço muito pela sua recuperação. Fé em Deus e um grande abraço.
    Conte comigo.

    José Neves Cabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que saudades. Bons tempos no querido JC, mas você brilha em Algo Mais ao lado do nosso Roberto Tavares. Obrigado pela força, meu caro.

      Excluir
  5. Scarpa, seu lindo, vc não existe. Que presente de Deus para nós conviver não apenas com seu talento, mas com essa pessoa para a qual não tenho nem palavras para descrever. Que exemplo para nós. Obrigada :) Beijos, Inês Calado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a qual não tenho nem palavras...

      Excluir
    2. Inês, cara e querida, você é que nos inspira e cativa. Beijão no coração!

      Excluir
  6. Meu caro amigo Scarpa,
    nos últimos 24, 25 anos, falamo-nos muito pouco. Talvez meia dúzia de vezes em dois ou três encontros fortuitos (não desses citados em CPI, mas daqueles que a vida proporciona em coberturas) e mais três ou quatro esparsas e esporádicas visitas minhas à redação do Jornal do Commercio. Li esse breve comunicado de espantosa lucidez no mural do facebook de algum conhecido comum. Surpreso com a notícia, mas não surpreendido pela firmeza e assetividade da sua reação, mando-te um grande abraço. Abraço de grandes amigos que poderiam ter exercitado mais a amizade. Ouvi de você dois ou três conselhos na vida. Todos capitais. Na vida estamos todos navegando, e ao vento chegamos a nossos portos - nunca cedo demais, nunca tarde demais: sempre ao nosso tempo; e sempre vencedores. Amigo, força. Força e foco. Um abraço, Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lula, ainda teremos tempo para vários tragos, almoços e papos. Afinal, sempre aprendi com você. Estou focado e tentando refazer o meu lead! Beijão saudoso.

      Excluir
  7. Tejo, meu irmão querido
    Tô aqui emocionada lendo seu blog e te sabendo tão querido. E eu que pensava que só eu te amava tanto!!!!
    Beijos e carinhos,
    Sua REX

    ResponderExcluir
  8. Sérgio,

    No pouco tempo que estive no JC, nos falamos pouco, mas sua energia maravilhosa eu já sentia de longe. Soube agora da notícia, e sabe, esse blog não poderia a melhor expressão de você. Leve, positivo e para cima. Te desejo força, saúde e paz, sempre. Te admiro!

    ResponderExcluir